Osmose....

Osmose - Folha para colocarem as observações efectuadas na aula prática


O que é a Osmose:

O processo de osmose está presente em muitos mecanismos de transporte celular, principalmente entre células vegetais e microrganismos unicelulares. A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.
A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Esse processo está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente.

Quando uma célula é colocada num meio hipertônico em relação ao seu citoplasma, esta perde volume através de osmose (estado de plasmólise). Porém, quando colocada em meio hipotônico (como por exemplo, água destilada), a célula aumenta o volume e fica túrgida (estado de turgescência). Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana plasmática e a célula sofre ruptura (lise celular); em hemácias, o fenómeno é conhecido como hemólise. Esta situação não se dá em células vegetais devido à existência de parede celular constituída por celulose, que lhe confere rigidez.

0 comments: